Uma escapadinha ao sofoco cinematográfico Americano....
O filme chama-se Welcome to Dongmakgol. É um filme Sul Coreano de 2005 do realizador Kwang-Hyun Park. E fez parte das pré-selecção para melhor filme estrangeiro na ultima edição dos Óscares.
O filme passou na ultima edição do Indie Lisboa mas que eu saiba não está prevista qualquer estreia ou edição em Portugal. O que me faz refletir sobre como funcionam os cinema em Portugal onde somos obrigados a levar todas as semanas com produções americanas, feitas a martelo e na sua maioria sem qualidade nenhuma, enquanto que boas produções como estas ficam na gaveta e só chegam às nossas mãos através de alguns festivais especializados e através da pirataria.
Eu sinto-me um priviligiado pois gosto da variedade, e a variedade não é levar todas as semanas com lixo americano. Assim quando me aparece um filme como este é como uma lufada de ar fresco. Mas voltando ao filme:
É um drama que retrata a guerra, mas tem os seus pontos altos de comédia. Durante a Guerra na coreia, soldados da coreia do norte e da coreia do sul encontram-se numa aldeia perdida e longe do mundo onde os seus habitantes, simples camponeses não sabem nada da guerra. No decorrer da sua vivência na aldeia estes vão aperceber-se da inutilidade da guerra que os separa e tornar-se amigos. Um filme realista mas povoado de simbolismos e de magia. Que pode ser encontrado não num cinema perto de si, mas num sistema de partilha de ficheiros perto de si. Ou aqui em minha casa...
Deixo também os links pra quem quiser mais informações. Do imdb e do site oficial que também está interessante:
Subscrevo parcialmente a crítica aos filmes americanos. Embora seja um crítico acérrimo das produções "hollywoodescas", devo reconhecer que fiquei surpreendido com a qualidade dos filmes nomeados para os óscares. Será uma viragem no que diz respeito às prioridades dos críticos da academia? Desejo ardentemente que sim.
Quanto ao facto de sermos "obrigados" a recorrer à pirataria para termos acesso a filmes de qualidade, parece-me que o facto de podermos partilhar ficheiros livremente também tem os seus aspectos positivos... Acho que o Sr. Relizador Sul Coreano ficaria contente se soubesse que alguém em Portugal gosta do seu filme (mesmo que o tenha visto em formato pirateado).
Posted by Vitor Pina | 15/3/06 16:10